Visual Studio Code

77 MB Funciona em Windows versão: 1.61.0

Verificado com Antivírus

Descrição

Visual Studio Code é o novo editor para programação lançado pela Microsoft para o desenvolvimento de aplicações para a web e para a nuvem.

A principal ideia é oferecer uma aplicação mais leve do que as IDEs existentes no mercado, mas com a mesma eficiência da conhecida linha da empresa. O programa suporta várias linguagens, estando entre elas, JavaScript, TypeScript, Node.js e ASP.NET 5.

Além disso, além de a aplicação estar disponível para o Windows, ela também ganhou versões de OS X e de Linux, permitindo que você possa trabalhar em qualquer uma dessas plataformas. O programa ainda está em fase de desenvolvimento e esta é uma versão de “Preview”. Por isso, é importante manter em mente que ele ainda pode conter bugs, sofrer alterações até o lançamento oficial e nem sempre se comportar da maneira esperada.

Desenvolvimento para a web

O Visual Studio já é uma suíte de desenvolvimento conhecida da Microsoft e, dessa forma, praticamente dispensa apresentações. O Visual Studio Code é uma nova versão da família da tradicional IDE, porém com algumas propostas diferentes, como ser uma aplicação um pouco mais leve e de uso mais simples, como um editor de código.

Abrindo o aplicativo

Além disso, a empresa inovou ao lançar o programa para outras plataformas, permitindo que o desenvolvedor possa transportar facilmente o seu código para o uso em qualquer uma delas, conforme a sua necessidade. O programa pode ser utilizado para desenvolver aplicações dos mais variados tipos e para diversas finalidades.

A interface mantém um padrão comum aos programas desse estilo desenvolvidos pela Microsoft, trazendo as ferramentas e a árvore de arquivos à esquerda. Toda a porção direita é destinada ao código propriamente dito e você pode, caso desejado, dividir essa janela com mais do que um painel ao mesmo tempo.

Usando o programa

Essa função permite abrir até três telas do editor ao mesmo tempo e elas podem ser reordenadas apenas “arrastando” as telas para a ordem desejada.

Mais leve, mas completo

De uma forma geral é possível dizer que o editor conta com todas as ferramentas comuns a esse tipo de aplicação, contando com destaque para a sintaxe, linhas marcadas, teclas de atalho para comando, busca por controles, pré-visualização e depuração do código, entre outras. O aplicativo também conta com integração com o Git, facilitando a abertura de arquivos existente nessa fonte.

O Visual Studio Code conta com uma ferramenta para gerenciar conteúdo, fazendo com que arquivos e pastas abertos dentro do seu projeto sejam exibidos dentro do “Explorer”. Nesse setor, você pode realizar ações como criar, excluir, renomear e mover itens, além de aplicar o item no seu código.

Busca

Além da função para salvar o código, você pode, também, habilitar o armazenamento automático, evitando perder trabalho caso haja algum imprevisto. O programa conta, ainda com várias outras funções, como integração com o IntelliSense, seleção e multi-cursor e alerta de erros, entre diversas alternativas extras.